Obra de Banksy se desfaz após ser leiloada

Originalmente um grafite pintado num muro de Londres, obra “Girl With Balloon” é uma das mais conhecidas de Banksy

Momentos depois de ser arrematada por 1 milhão de libras na Sotheby’s, versão em tela de famoso grafite do artista britânico se faz em tiras ao passar por triturador de papel escondido na moldura.

Uma famosa obra do artista britânico Banksy, cuja verdadeira identidade é desconhecida, se desfez momentos depois de ser leiloada por 1,04 milhão de libras esterlinas (cerca de 5,2 milhões de reais) na casa de leilões Sotheby’s, em Londres, nesta sexta-feira (06/10).

O próprio artista divulgou em sua conta oficial no Instagram uma foto do momento em que a obra Girl With Balloon se fez em tiras ao passar por um triturador de papel escondido na parte inferior da moldura, após o toque de um alarme.

“Going, going, gone”, escreveu como legenda da foto, em referências às palavras em inglês que o leiloeiro pronuncia quando um comprador arremata uma peça – equivalente a “dou-lhe uma, dou-lhe duas, dou-lhe três”.

“Parece que acabamos de ser ‘banksyficados'”, disse o diretor de arte europeia contemporânea da Sotheby’s, Alex Branczik, após o leilão, conforme é possível ouvir em vídeos divulgados nas redes sociais, os quais também mostram a reação de surpresa dos presentes.

A pintura em spray que se desfez, de 2006, retratava uma menina tentando alcançar um balão vermelho em forma de coração. Tratava-se de uma versão em tela de um grafite feito numa rua de Londres. A obra foi reproduzida inúmeras vezes e, em 2017, foi escolhida como a favorita dos britânicos.

A obra foi arrematada por um valor mais de três vezes superior ao estimado antes do leilão, equivalendo ao valor recorde já pago por uma obra do artista. A Sotheby’s disse estar discutindo os próximos passos com o comprador. Alguns observadores do mercado de arte sugeriram que o trabalho poderia valer ainda mais após triturado.

Original de Bristol, na Inglaterra, Banksy ficou famoso pelos grafites que pintou em diversas partes do mundo, de Londres à Palestina. Hoje, ele é um dos artistas mais conhecidos do mundo. Além da garota com o balão em formato de coração, suas imagens, muitas vezes satíricas, incluem dois policiais se beijando e um chimpanzé com uma placa com os dizeres: “Ria agora, mas um dia eu estarei no comando”.

LPF/efe/ap

Fonte: https://www.dw.com

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s